Sobre

o Projeto

O Projeto Paraty Tênis nasceu de uma necessidade de acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeducacional no território de Paraty, tendo a prática esportiva do tênis como meio para o desenvolvimento da inclusão social e proteção à infância e adolescência. Desde 2017, o PPT foi aprimorando suas ações a partir da prática e experiência adquirida, e hoje atua em 3 pilares do desenvolvimento humano: O Físico, o Mental/Emocional e o Intelectual/Educacional.

Os Pilares
do Projeto

Físico

Aulas de Tênis:
a partir das aulas de tênis oferecidas os alunos têm a possibilidade de desenvolver diversas habilidades: as habilidades motoras para a prática esportiva, as estratégias de jogo para torneios, a disciplina, o compromisso com horário, o respeito pelo adversário, professores, colegas, material esportivo e também pelo ambiente físico. Desta maneira incentivamos o comportamento colaborativo em que se leva em conta os outros membros da comunidade, envolvendo todos no processo de cuidado mútuo e propiciando a cidadania ativa. 

Mental/Emocional

Programa Motiva: Disponibiliza atendimentos psicológicos para que os Jovens possam se conhecer melhor, gerenciar suas emoções mais assertivamente e melhorar as relações humana e sociais de modo geral.

Intelectual/Educacional

Educação Aliada ao Esporte com os subprogramas:
“Set Point na Educação”, “PassEsporte para o ensino superior” e “Formação Continuada” – Os três eixos de atuação surgiram para atender às demandas referentes as defasagens de aprendizado dos alunos do PPT oriundos da rede pública de ensino, para aperfeiçoamento de alunos e equipe pedagógica, e também para dar suporte aos alunos que estão cursando a graduação. Abaixo será detalhado a partir de cada um de seus eixos de ação.

Nossa Valores e Missão

2023

VOA PPT

Aprovado na lei de incentivo ao esporte. Novo ciclo, novos objetivos, a mesma disposição!

2022

2º CONTAINER E IPM

parceria com o Instituto Patricia Medrado, tendo o patrocínio do Itaú Através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e conta com o apoio da Tirreno.

Reformas de ambas quadras e em Agosto 2022 : Aquisição do 2º container destinado ao apoio Escolar, dando inicio ao SET POINT NA EDUCAÇÃO

2021

UTILIDADE PÚBLICA

Recebemos o Título de utilidade Pública da cidadE E passamOs a ser subvencionados pela PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY.

2020

PANDEMIA

Monitoramos 45 famílias durante a situação mais crítica pandêmica.

2019

ADOTE UM ATLETA

Início da campanha adote um atleta, com o objetivo de garantir a sua sustentabilidade do projeto.

2018

CONTAINER E 2º QUADRA

A construção da segunda quadra e a aquisição do segundo container que passou a servir como sede do projeto contendo luz, banheiro, bebedor e um biodigestor.

2017

PROJETO PARATY TÊNIS

Um grupo de jogadores e simpatizantes do tênis de paraty, se uniu para oficializar o “Projeto Paraty Tênis” e criação da associação para o desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro, a Ong Pro Rio.

2008

TÊNIS NA PRAÇA

Manteve suas atividades ao longo destes anos, mesmo diante há desafios financeiros, com o apoio e desenvolvimento de voluntários.

Luísa Estefani Duplista medalista de bronze nos J.O de Tóquio

“Acreditem, meninas. Acreditem muito e trabalhem duro. Joguem pelo amor e não pelo resultado. Se entreguem ao esporte, ele te dá coisas inacreditáveis. Do mesmo jeito que fazemos muito por ele, ele faz muito pela gente. E siga em busca de mais sonhos.”

91 alunos de 7 a 17 anos sendo 42 meninas e 49 meninos.

Aulas de tênis 3 vezes por semana com 2 turnos por dia: 8h às 10h e 15h às 18h.

1 vez na semana, aulas exclusivas para as meninas das 9h as 10h e das 15h as 17h

Dados objetivos sobre o impacto social que gera, etc

Comunidades de Paraty beneficiadas pelo projeto.

Informações sobre apoio psicológico.

Informações sobre reforço escolar.

© 2023 – PROJETO PARATY TÊNIS TODOS OS DIREITOS RESERVADOS